Sua notícia diária em primeira mão!
quarta-feira 16, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Supremo Tribunal Federal remete inquérito contra Weintraub sobre racismo para 1ª instância

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que, por ter sido exonerado do cargo de ministro da Educação, Abraham Weintraub deve responder na primeira instância da Justiça ao inquérito no qual é investigado pelo crime de racismo contra os chineses.

O ministro – em despacho assinado nesta terça-feira (23) – ordenou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre onde o inquérito deve passar a tramitar, depois de Weintraub ter perdido o foro privilegiado no STF – se na primeira instância da Justiça federal ou estadual.

Apesar de ter solicitado o parecer da PGR, Celso de Mello indicou, no mesmo despacho, que, de acordo com convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário, o crime de discriminação racial é de competência da Justiça Federal.

Após anunciar sua saída do ministério da Educação, na sexta-feira (19), Weintraub deixou o Brasil em direção aos Estados Unidos no dia seguinte.

Investigação

A abertura do inquérito foi autorizada pelo magistrado em abril, a pedido da PGR, devido a uma publicação de Weintraub numa rede social sobre os chineses e a pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, o Ministério da Educação disse que não comentaria.

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, apontou a suposta violação do artigo 20 da lei que define os crimes por discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena prevista é de um a três anos de prisão.

No início de abril, um post de Weintraub no Twitter questionou quem poderia sair fortalecido geopoliticamente da crise causada pela pandemia. No texto, o ex-ministro trocou o “R” pelo “L”, numa referência ao personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, e a uma dificuldade comum dos chineses ao pronunciarem palavras em português. Uma imagem com a bandeira da China ilustrava a publicação. O post foi depois apagado.

Também no Twitter, o embaixador da China no Brasil, Wanming Yang, divulgou uma nota oficial de repúdio ao ato, que classificou de racismo contra os chineses.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

🧬 USP desenvolve minicérebros para estudar o envelhecimento saudável

🧠 Em abril de 2024, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) divulgaram uma das pesquisas mais inovadoras do...

Eros Ramazzotti confirma show no Brasil em 2026 e emociona fãs com turnê histórica

🎶 Ricardo Fernandes I Diário Tocantinense-O romance italiano vai invadir o coração dos brasileiros mais uma vez! Eros Ramazzotti,...

🚌 Nova empresa assume transporte coletivo de Palmas com frota renovada e contrato emergencial

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-O transporte coletivo de Palmas entrou em uma nova fase. A Prefeitura...

🎶🙏🎶🙏 Veja aqui: Do Gospel ao Católico, as 30 músicas religiosas mais tocadas da semana (14 a 20 de abril de 2025)

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense- 🎵 A música de fé continua sendo uma fonte poderosa de...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

🔥 As 20 Músicas Mais Tocadas da Semana: Do Forró ao Pop Global ; Confira

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-🎵 A música não tem fronteiras — e nesta semana, os hits...

🌕 Microlua Rosa será visível no céu tocantinense neste fim de semana

O Tocantins será um dos melhores lugares do Brasil para contemplar um espetáculo celestial neste fim de semana: a...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img